CONTADOR

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ಌღ FELIZ PÁSCOA! ಌღ

No dia 20 de abril foi realizada a Páscoa na EMEF. Coelho Neto. Mais que chocolates ou guloseimas, nossas crianças aprenderam qual o verdadeiro significado desta data tão importante para o calendário religioso.

SEMANA DA PÁSCOA

Trabalho desenvolvido pelos alunos da EMEF "Coelho Neto" - Ciclo I - referente a Páscoa.
Os cartazes foram elaborados e encontram-se expostos no pátio escolar e corredores das salas de aula.

SALA DE INFORMÁTICA - PÁSCOA ಌღ



A FESTA DOS COELHINHOS

LITERATURA INFANTIL:

"O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA" , DE RUTH ROCHA, PARA BAIXAR!

DIA DO PLANETA TERRA

Mensagens para Orkut

DESCOBRIMENTO DO BRASIL


quinta-feira, 21 de abril de 2011

DESENHO LIVRE

DESAFIO


O objetivo é eliminar todas as pedras. Bom jogo! Divirta-se! :-)

DESAFIO DOS SAPOS


O objetivo é inverter os sapos de lado, ou seja, os que estão na esquerda devem ser levados para a direita.

FORCA


SOLETRANDO

RODA A RODA


DIA DE TIRADENTES


Quem Foi?

Tiradentes foi o líder da inconfidência mineira, ele é até hoje considerado um mártir da independência do nosso Brasil, pois ele morreu de uma forma horrível, pela causa que tanto lutou.

O que ele fazia e como era conhecido?
Seu nome verdadeiro era Joaquim José da Silva Xavier, era conhecido como Tiradentes porque era um dentista, tinha uma capacidade de extrair e colocar dentes como um profissional.

O que ele fundou?

A corte portuguesa estava explorando cada vez mais o povo brasileiro, foi daí que Tiradentes e outros mineiros fundaram o movimento da inconfidência mineira. Eles espalhavam a idéia de independência por todo o lugar que passavam, mas no dia 21 de abril de 1792 ele foi executado, ele foi enforcado e depois teve o corpo dilacerado e exposto em vários lugares.

terça-feira, 19 de abril de 2011

DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL

MURAL: VOCÊ SABIA...4ºANO C - PROFª ROBERTA










FAMÍLIA E ESCOLA


Criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto prazerosa e gratificante.
Considerando que o ser humano aprende o tempo todo, nas mais diversas instâncias que a vida lhe apresenta, o papel da família é fundamental, pois é ela que decide, desde cedo, o quê seus filhos precisam aprender, quais as instituições que devem frequentar, o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro.
Escolher a escola adequada às expectativas da família e que, ao mesmo tempo, seja do agrado da criança, é um empreendimento cujo sucesso depende, em grande parte, da perspicácia e habilidade dos pais ao avaliar diferentes propostas. Estar atento ao projeto educativo e ao perfil disciplinar da instituição auxilia a optar por aquela cujos valores e fundamentos mais se assemelhem aos da família em termos de exigências, posturas, visão de mundo. Conhecer as dependências e possibilidades da escola, seus diferenciais, bem como os profissionais que estarão encarregados da educação de seu filho também é recomendado.
Tanto quanto a convivência e o relacionamento familiar são fatores fundamentais para o desenvolvimento individual, a inserção da criança no universo coletivo, a mediação entre ela e o mundo, entre ela e o conhecimento, sua adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento com os professores e funcionários da Escola, a convivência com os colegas, são fatores decisivos para o seu desenvolvimento social.
Entender o indivíduo como parte de um sistema, ou todo, organizado, com elementos que interagem entre si, influenciando cada parte e sendo por ela influenciado, traz uma luz à compreensão acerca do desenvolvimento humano, contribuindo para a reflexão sobre os contextos familiar e escolar, que tanto podem ser elementos de continência, inclusão e segurança, como fontes de conflitos, com ênfase nas perdas que se podem apresentar no percurso.
Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito. A participação dos pais na educação formal dos filhos deve ser constante e consciente. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares. É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no seu dia- a- dia sem cair no julgamento “culpado x inocente”, mas buscando compreender as nuances de cada situação, uma vez que tudo o que se relaciona aos filhos tem a ver, de algum modo, com os pais e vice-versa, bem como tudo que se relaciona aos alunos tem a ver, sob algum ângulo, com a escola e vice-versa.
Assim, cabe aos pais e à escola a preciosa tarefa de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições.

(Joana Maria Rodrigues Di Santo é Psicopedagoga experiente, com atuação significativa em Psicopedagogia Institucional, Coordenadora de Ensino Médio e Fundamental, Supervisora aposentada do Município de São Paulo, mestre em Educação, profere palestras e assessora diversas escolas)

Dinâmica: "Meu sonho" - Profª de Educação Física Tatiana Tomas



Atividade realizada com os alunos das oitavas, foram entregues uma bexiga para cada uma das pessoas em sala. Todas as bexigas (balões) representa um "sonho". Cada um está segurando o seu sonho em mãos, no entanto não se pode deixar cair. Logo se tem uma tarefa, devem cuidar dos sonhos que tem em mãos.
Finalisamos com análise das ações dos próprios alunos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil


Hoje, 18 de abril, comemora-se o nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, que escreveu, entre outros temas, obras que criticavam a inércia e a impotência do caipira brasileiro, através da personagem caricatura Jeca Tatu. Hoje comemora-se também o Dia do Livro Infantil, exatamente em homenagem a Moteiro Lobato, por causa de sua monumental obra O Sítio do Pica-pau Amarelo.

COMO disse MONTEIRO LOBATO :
Um PAÍS se faz com homens e livros, as crianças do BRASIL, futuros homens e mulheres,devem dedicar boas horas do dia a LEITURA, para construir um PAÍS MELHOR e mais DIGNO !

TEATRO, FANTOCHE NA ESCOLA


domingo, 17 de abril de 2011

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROF. PAULO

Sensibilização e Convivência
Atividade realizada com vendas pretas para o grupo, tendo como objetivo ajudar as crianças a perceberem como é "precisar de ajuda" e como oferecer e dar ajuda a uma pessoa com deficiência visual.